Psicologia Escolar











“O psicólogo escolar é um agente de mudanças dentro da instituição, onde funciona como um elemento catalizador de reflexões, um conscientizador dos papéis representados pelos vários grupos que compõem a escola.” Andaló

A psicologia escolar é um processo que abrange os aspectos: emocional, cognitivo, social e motor. Busca facilitar e aperfeiçoar a condição de ensino-aprendizagem, proporcionando bem-estar psicológico. Considera o trabalho em grupo (alunos e funcionários da escola), incorporando métodos e estratégias que auxiliem na melhora do processo educacional.

Existem vários trabalhos que podem ser realizados no contexto escolar, entre eles;
Ø  Reunião com os Professores
Com finalidade de ouvir a demanda dos professores, sobre as dificuldades em sala de aula, seja individual ou como grupo e discutir métodos e estratégias de intervenção.
Ø  Palestras para Pais
Palestras direcionadas aos pais, com o intuito de orientar e esclarecer assuntos pertinentes ao âmbito escolar. Exemplos: inclusão social, dificuldade de aprendizagem, etc.
Ø  Palestras para Alunos
Com objetivo de refletir, orientar e conscientizar, sobre temas diversos, como distúrbios alimentares, depressão, drogas, violência na escola, sexualidade, entre outros.
Ø  Dinâmicas com os alunos
Dinâmicas voltadas para compreensão das dificuldades e habilidades do aluno. Também pode ser realizada conforme a necessidade observada.

Adelita Fátima de Almeida
Psicóloga Clínica
(11) 9 8289 4459
Palavras-Chave: psicologia escolar, psicólogo escolar.