Psicopata


Primeiro gostaria de mencionar que a psicopatia não está ligada necessariamente aos atos criminosos, como Serial Killer. Os psicopatas procuram individualmente o seu próprio prazer, pode ser status, fama, dinheiro, poder, etc.

O psicopata é extremamente inteligente e se apresenta de forma inofensiva. Quem convive com psicopata sente que suas forças são sugadas, pois num momento diz palavras bonitas, mas depois descarrega palavras agressivas.
Características do psicopata:

- A principal característica do psicopata é a absoluta ausência de empatia, ou seja esse transtorno faz com que não perceba os sentimentos das outras pessoas. Sendo indiferente a dor do outro, se preocupa somente com ele.
- A mentira faz parte do seu “trabalho”, por querer ser o mais competente em tudo. É usada também com frequência no drama teatral para seu próprio benefício, nas situações em que precisa mostrar-se ofendido ou arrependido.
- O psicopata é amável, prestativo, encantador, utiliza a sedução para manipular as pessoas com o intuito de atingir seus objetivos.
- Apesar de se apresentar encantador, logo mostra seu egoísmo, dificultando o convívio social. 
- Não se importa quem irá prejudicar, não existe a ética para o psicopata, tudo é permitido. Seus comportamentos estão voltados para alcançar o que deseja.
- Por não ter ética, seus atos são impulsivos. Há discordância emocional em relação a acontecimentos, por exemplo pode cometer crueldades por pouco ou ficar sem reação diante de um fato importante.
- O psicopata não tem sentimento de culpa, portanto não admite seus erros e não compreende o sofrimento causado nos outros. Não há remorso, pode ser agressivo no comportamento e nas palavras e ainda acreditar que tem razão.

Vale lembrar que nem todas pessoas que se assemelham a essas características são psicopatas, a avaliação devida é realizada por psicólogo e/ou psiquiatra.

A psicopatia é considerada um transtorno de personalidade que pode ser tratada. Na psicoterapia é possível ajudar a respeitar regras, prevenindo comportamentos agressivos.

Quem convive com psicopata também pode precisar de ajuda, para que não se deixe ser dominado por ele. 

Adelita Fátima de Almeida
Psicóloga Clínica
(11) 9 8289 4459
Palavras chave: psicopata, psicopatia, transtorno de personalidade anti-social, consultório de psicologia.