Adolescência e Trabalho


O período da adolescência é a passagem da infância para a idade adulta. É um momento de transição que produz mudança de atitude, passando de apenas espectador para uma postura mais ativa e questionadora perante a vida. É uma fase fundamental para o processo de desenvolvimento do ser humano, período de autocrítica, de revisão e de transformação. É um processo lento e gradual, em que a pessoa amadurece buscando conquistar sua individuação e estabelecer uma identidade própria. Busca conquistar independência financeira e autonomia em relação aos adultos em geral, principalmente em relação aos pais. É um processo caracterizado por novas descobertas, que são vividas de forma intensa na procura de construção da identidade.

Para os adolescentes a procura por uma inclusão no mundo do trabalho está ligada principalmente com a emancipação econômica e a maturidade. A inclusão em atividades produtivas possibilita uma passagem da infância para vida adulta. O adolescente incorpora a identidade social de trabalhador, momento em que o mesmo considera que deixou de ser criança. A inserção no mundo do trabalho causa uma série de modificações em sua vida, como sua rotina diária; conquista de sua independência; início de sua responsabilidade, entre outros. Sendo assim, o trabalho permite aos adolescentes a chance de vivenciar novas experiências.

Na necessidade em assumir compromissos e se colocar na vida adulta, significa uma intensa transformação do seu papel no mundo. Quando o mesmo assume decisões ocupacionais de forma mais racional e sistemática, ele desenvolve naturalmente a sua identidade. Essa é uma fase de exploração, momento em que o adolescente busca respostas quanto à escolha profissional e também o significado de seus projetos de vida. Conforme as oportunidades surgem, passa a ser reduzida, aos poucos, a lista de possibilidades, diante disso, ele passa a decidir por uma profissão de seu interesse e compatível com suas habilidades. A conexão do trabalho com a pessoa permite um sentido de participação e utilidade, assim o trabalho poderá ser estruturante da identidade se for capaz de proporcionar ao adolescente um significado de vida, facilitando na suas escolhas profissionais.


Adelita Fátima de Almeida
Psicóloga Clínica
(11) 9 8289 4459


  Palavras-Chave: adolescencia e trabalho, identidade ocupacional, construção da identidade, adolescencia, adolescência e trabalho, trabalho adolescente.